Por onde andam os meus dados pessoais?

Posted by Olly Olly
Tenho, há já algum tempo, andado a roer as unhas, a conter-me para não ser rotulado de anti-facebook ou de velho do Restelo mas a verdade é que os acontecimentos recentes me fizeram repensar o meu silêncio.

Depois do relatório anual da PandaLabs (empresa especializada em anti-vírus e de segurança informática) ter revelado que só o Facebook foi, no ano de 2010, responsável por 63% dos computadores infectados com malware assim como do desvio de informação confidencial em empresas - um pouco por falta de cuidado ou simples desconhecimento por parte dos utilizadores, também! - (com a adopção do https, pensa-se que este ponto está, temporariamente, resolvido) e de ser, por inércia, responsável por inúmeros roubos de identidade e outros similares. A gota de água que fez transbordar o copo finalmente chegou:

Na passada semana, sem ninguém saber como nem porquê (nem mesmo os responsáveis do Facebook), os dados (não encriptados) de todos os utilizadores fizeram um desvio inesperado pela China e, depois, Coreia do Sul (artigo). Na realidade, nós não notámos nada, mas a verdade é que neste momento, a Chinanet (e outro eventual responsável por este desvio), possui toda a nossa informação e dados partilhados nas nossas contas (fotos, textos, etc.).

O objectivo deste post não é o de alarmar mas sim de alertar a todos para os perigos que a partilha de dados pessoais e confidenciais pode provocar. Como alguém alguma vez disse: "A internet, hoje, não é um local seguro" e cada vez mais temos que pensar duas vezes antes de escrever ou colocar o que quer que seja, de pessoal, online.