O Teste Psicológico

Posted by CJovem CJovem
O Teste Psicológico
A definição de teste psicológico encontra-se descrita por Freeman como: “um conjunto de possibilidades de resposta estandardizada ou controlada, apresentada a um indivíduo, visando a selecção de uma amostra representativa do comportamento perante um determinado tipo de solicitações do meio… é, hoje em dia, comum incluir nos testes um conjunto de situações ou possibilidades que apelam para uma maneira de agir característica.”
A escolha do tipo de teste depende dos objectivos que nos são apresentados, podendo ser de aplicação colectiva e/ou individual. Podem ser de formatos diferentes: Questionário, Resposta Aberta, Projectivos; abranger a totalidade do indivíduo ou ser específico para determinadas características individuais.

A Pessoa em Relação com o Teste
Todos nós temos uma série de acções, posturas, palavras, atitudes e opiniões sobre tudo o que nos circunda, que se reflectem no resultado final do teste.
Este resultado deve ser visto como uma utilidade, tanto por quem aplica o teste, como por quem é testado. Só assim faz sentido a sua aplicação.
Trata-se, então, de uma oportunidade? De um momento de reflexão? De que maneira? Poderei ser surpreendido? Ficarei igual?

Até que ponto me conheço? Vejo muitas potencialidades em mim? Encontro limites? Sinto-me desafiado?

Para refletir em casa e em grupo:
        Como me vejo a mim?
        Como é que os outros me vêm?
        Como é que eu gostaria de me ver e de ser visto no futuro?
        Como me vejo daqui a 10 anos?