Judaísmo e Cristianismo

Posted by CJovem CJovem
Options
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Segundo os judeus, Deus fez uma aliança com eles, escolhendo-os como o seu povo e prometendo dar-lhes uma terra fértil. Através de Jesus Cristo, que era judeu, podemos afirmar que eles são os nossos primeiros irmãos na fé.
No cristianismo, os cristãos, passam a ter acesso direto ao Pai, através de Jesus.

Aprouve a Deus na sua bondade e sabedoria, revelar-se a Si mesmo e dar a conhecer o mistério da sua vontade (cf. Ef. 1,9), segundo o qual os homens, por meio de Cristo, Verbo encarnado, têm acesso ao Pai no Espírito Santo e se tornam participantes da natureza divina. (cf. Ef. 2,18; 2 Ped. 1,4). DV,2.

A Bíblia é a referência para entendermos a história do povo judeu. Divide-se em três partes principais:

 =Torah. Lei, Pentateuco, (Gn,Ex,Lv,Nm.Dt). =navi’îm: Profetas: anteriores ao exílio: (Js, Jz,1º e 2º Sm, 1º e 2º Rs) e posteriores (Is,Jr, Ez,Os, Jl, Am, Ab,Jn,Mq,Na,Hab, Sf, Ag, Zc,Ml). =Ketuvîm: Escritos, (Sal, Job, Pr, Rt, Ct, Ecl (Coélet), Lm, Est, Dn, Esd, Ne,1ºe 2º Cr)

 O Talmud é um livro que explica, discute e esclarece a Torá, divide-se em quatro livros: Mishnah, Targumin, Midrashim e Comentários.

Além dos livros do Novo Testamento, a Bíblia católica possui 7 livros a mais do que a Bíblia hebraica: (Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico (Sirácide ou Ben Sirá) e Baruc que foram escritos em grego, chamados de “deuterocanónicos”, ou seja, escritos posteriores. Os que nós católicos designamos “deuterocanónicos”, os nossos irmãos protestantes chamam de “apócrifos”.

De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 A.C., Abraão parte de Ur na Mesopotâmia em direção a Canaã (atual Palestina). Teve dois filhos, um com a empregada Agar, Ismael (de onde se originaram os árabes) e Isaac, filho de Abraão com sua esposa Sara. Isaac é o pai de Jacob, a quem se passou a chamar Israel. Os doze filhos de Jacob dão origem às doze tribos que formaram o povo judeu. Por volta de 1700 A.C., o povo judeu migra para o Egito, e aí são escravizados pelo período aproximado de 400 anos. Comandado por Moisés, fogem e conseguem libertar-se do poder dos faraós por volta de 1300 A.C. Durante 40 anos ficam peregrinando pelo deserto, até receber um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Canaã.

No tempo do rei David, que reinou entre 1000 A.C. a 970 A.C., Jerusalém torna-se capital do reino e centro cultural. Após o reinado de Salomão, filho de David, por volta de 920 A.C., o reino é dividido em dois: Reino de Israel, no norte, e Reino de Judá, no sul.
 
- Em 721 A.C. começa a diáspora judaica com a invasão assíria ao reino do norte. A Samaria é tomada e muitos são deportados para a Assíria.

- Em 597 A.C.., houve uma conquista por parte da Babilónia. Alguns foram levados para o exílio e outros fugiram para o Egipto, onde formaram uma pequena comunidade chamada Elefantina, onde se inseria o profeta Jeremias. Só em 586 é que a Babilónia invadiu o reino do sul, destruiu o templo de Jerusalém e deportou grande parte da população judaica para a Babilónia.

- Em 539 A.C. O Império Persa, invade a Babilónia e liberta os Judeus. Eles retornam a Jerusalém e começam a reconstruir o Templo. Só em 516 inauguram o segundo Templo. (cf. Esdras 3, 10-13)

- Em 333 A.C. é a vez do império grego dominar a região, Alexandre Magno invade a Pérsia e apodera-se de Jerusalém.

- Em 63 D.C. é a vez do império romano. Pompeu invade o império grego e passa a mandar na região.
Nos anos 70 D.C., século I, os romanos invadem a Palestina e destroem o templo de Jerusalém.

- Em 1948, o povo judeu retoma o carácter de unidade após a criação do estado de Israel.
____________________________________________________________________________

Para refletir:
. É o Judaísmo simplesmente é uma religião? É uma identidade cultural ou um grupo étnico?
. Porque os judeus não aceitaram Jesus como Messias?
. Qual é a essência da nossa fé cristã?
- Qual é o meu fascínio por Cristo?