Construir-se como pessoa

Posted by CJovem CJovem

“Quem sou eu?” “Até que ponto me conheço a mim próprio?” São as questões que sempre acompanharam o Homem desde que este tem consciência de si.
Perceber o que está a acontecer dentro de nós próprios e no mundo que nos rodeia é de vital importância para alguém que quer encontrar sentido da sua existência nesta vida.
Proponho-te, por um momento, de reconhecer e diferenciar em ti os 3 mundos que ajudam a construir a nossa personalidade:

Mundo interior:
 Abarca todos aqueles acontecimentos, sensações, sentimentos e emoções que estão a ocorrer dentro de nós. Este mundo permite-nos aceder ao modo de sentir, à experiência pessoal e existência aqui e agora e são independentes de qualquer argumento e juízo por parte dos outros.

Mundo exterior:
Relaciona-se com o contacto sensorial, ou seja, é o mundo que nos permite perceber o como nos relacionamos, em cada momento, com as pessoas, com os objetos e os acontecimentos do mundo que nos rodeia.

Mundo dos sonhos:
Abrange o passado e o futuro, independentemente daquilo que acontece no presente, compreende todas as atividades relacionadas com o pensar, adivinhar, imaginar, planificar, recordar o passado e antecipar o futuro.

Faz este exercício (em não mais que 30 minutos) e coloca-o por escrito
1. Olha para o passado da tua história (mundo interior, mundo exterior, mundo dos sonhos) e depois completa a frase:
- Agora me dou conta que…

2. Trata de olhar para o teu futuro e depois completa a frase:
- Agora me dou conta que...

Para discutir em grupo
. Quem sou eu ou quem deveria eu ser?
. O que me constrói: A cultura? As habilidades? A personalidade? Ou nada apenas?
. De que é feita uma pessoa?