A falta de assertividade

Posted by CJovem CJovem
Options

As bases de um bom relacionamento interpessoal dependem fundamentalmente do nosso modo de comunicar. São poucas a vezes que avaliamos o nosso modo de transmitir uma ideia, uma emoção, um ponto de vista. É bom ter consciência de que há formas assertivas e não assertivas de comunicar. Eis três modos de comunicação não assertivas que comummente considero fazerem parte das nossas conversas e atitudes quotidianas:

A comunicação submissa: quando uma pessoa teme ser julgada, criticada ou abandonada pelos outros, acaba por aceitar cegamente a opinião e poder do outro sobre si próprio, os seus próprios direitos, pensamentos e sentimentos. Psicologicamente dizemos que há uma grande perda da auto-estima.

A comunicação violenta: surge de uma forte necessidade de fazer valer a suas ideias e sentimentos. A pessoa coloca-se num plano de superioridade em relação aos outros e acaba por menosprezar e desvalorizar qualquer opinião ou atitude contrária à sua. Este tipo de comunicador não só comunica com palavras altivas mas também através da comunicação não verbal, postura altiva, tom de voz elevado, olhar demasiado fixo e invasivo, violência verbal e até física através de gestos ameaçadores, expressão facial zangada e controladora.

A comunicação manipuladora: é mais difícil de detetar porque se apresenta sempre camuflada. A pessoa que manipula normalmente joga com os sentimentos e opiniões do outro, usando ironia, sarcasmo, comunicação indireta, vitimização, de modo a levá-la a concordar consigo próprio. Por detrás de tanta desonestidade escondem-se uma grande carga de ressentimento e inveja.

____________________________________________________________________________________________________________________
Qual destas três formas de comunicação mais usas?

Para partilhar em grupo
• Faz uma lista com as características que, segundo a tua opinião, fazem de alguém uma “pessoa assertiva”.

____________________________________________________________________________________________________________________
Glossário:
asserção (latim assertio, -onis, liberdade, afirmação)
s. f.
1. Proposição que se julga verdadeira. = ASSERTIVA, ASSERTO
2. Alegação, afirmação categórica. = ASSERTIVA, ASSERTO
3. [Linguística]  Valor modal de um enunciado, positivo ou negativo, através do qual o enunciador assume validar ou não validar uma relação predicativa e que se opõe a outros valores modais, como dúvida, exclamação, pedido, ordem.